RSS

Projeto Danças Folclóricas


Sob a orientação do professores José (Educação Física), Lucinha (Artes) e Diana (STE), os alunos pesquisaram e elaboraram slides explicativos sobre as principais danças folclóricas do Brasil, selecionaram quatro danças e as apresentaram na Feira Cultural, que aconteceu dia 10 de novembro deste ano.
Confiram os vídeos ;)

Catira


Bumba Meu Boi


Danças dos Velhos


Siriri

Projeto Sem Higiene não há Saúde


Olá turma!

Uma boa saúde contribui para o desenvolvimento e o aprendizado das nossas crianças. Pensando nisso, o Projeto Sem Higiene não há saúde, busca estimular hábitos saudáveis entre as crianças.
Nas turmas da primeira etapa do ensino fundamental, foi constatado um grande descuido e/ou desconhecimento com procedimentos simples de higiene na rotina das crianças (na maioria das vezes resultado do descaso dos pais ou fatores sociais, como a baixa renda).
“É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.” (Deila Magda Ferreira, Supervisora Pedagógica)
Confira o resumo do Projeto Sem Higiene não há Saúde, desenvolvido pela professora Maria da Glória com os alunos da Sala de Recursos e Classe Especial.

Projeto Brinca MAmede


Olá Turma!

Esta é mais uma postagem para divulgar um dos projetos desenvolvidos em Sala de Tecnologia na Escola José Mamede de Aquino.
Este projeto foi organizado pelo Professor Paulo Reis com o apoio da professora Diana Pilatti, com o objetivo principal de ensinar a Matemática brincando.
Confira o SlideShow com detalhes e imagens do projeto.

Telejornal Digital Mamede News - O Projeto

PROJETO MAMEDE NEWS
O Telejornal Digital da Escola José Mamede

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Escola Estadual José Mamede de Aquino
Endereço: Rua Heitor Vieira de Almeida, nº 287, Jardim Aeroporto, Campo Grande, MS – CEP 79.106-053
Telefone: (67) 3314 7058 – Fax: (67) 3314 4066

Equipe:
Professora Diana Pilatti Onofre, STE - responsável edição do telejornal
Professora Ivone Chiquetti
Professora Ivanir Araújo

População alvo: Comunidade escolar José Mamede de Aquino e demais pessoas interessadas em comunicação, educação e tecnologia.

Período de realização: 3º e 4º bimestres / 2009

JUSTIFICATIVA

A informática educativa possibilita diversos caminhos para que o professor realize suas aulas de forma diferente e criativa. O trabalho com o telejornal digital é um dos diversos recursos disponíveis ao professor, envolvendo a pesquisa, a produção/criação e a tecnologia.
Os novos recursos adquiridos com os meios de comunicação, sejam eles digitais, impressos ou audiovisuais, trazem novas formas de ler o mundo, de percebê-lo e descrevê-lo, logo nos trazem novas formas de pensar sobre este mundo.
A partir desta idéia, surge a necessidade de o trabalho com o telejornal na escola, possibilitando ao aluno o contado com múltiplas linguagens, a criação de diversas formas de expressão: escrita, oral e corporal e proporcionando possibilidades reais de leitura e escrita, através da observação do mundo a sua volta.

OBJETIVOS

Geral:
• Prover o aluno de conhecimentos teóricos e práticos no que tange o uso e criação de informação, através da ação interdisciplinar de todos os componentes curriculares, de forma tal que o aluno tenha condições de observar, levantar hipóteses e solucionar problemas pertinentes ao tema, contribuindo para a formação do aluno enquanto cidadão atuante na comunidade onde está inserido.

Específicos:
• Trabalhar as leituras das mídias e suas múltiplas linguagens, relacionando texto, som, imagem e tecnologia: o telejornal digital;
• Proporcionar ao aluno uma oportunidade de observar, relacionar e tecer críticas quanto aos temas propostos em sala de aula, bem como seus problemas do dia-a-dia;
• Prover o intercâmbio de idéias entre os alunos da Escola José Mamede de Aquino de comunidade, utilizando os recursos de multimídia disponíveis;
• Exercer o valor social da escrita;
• Vivenciar produção de informação;
• Usar com autonomia os recursos tecnológicos disponíveis, como o processador de texto, planilhas e vídeos;
• Ampliar seus conhecimento e reflexões sobre as informações e meios de comunicação;
• Valorizar e incentivar as produções artísticas dos alunos, sejam elas textuais, orais ou pictóricas por meio da divulgação no telejornal;
• Debater assuntos de comum interesse entre a comunidade e a escola, dando oportunidade para os alunos expressarem suas opiniões, defender suas idéias e elaborar propostas criativas e alternativas para solucionar os problemas da comunidade;
• Criar um ambiente de ensino/aprendizagem no qual o aluno possa criar, pesquisar e problematizar, construir hipótese e soluções para problemas propostos, bem como novas formas de representação mental;
• Incentivar o hábito de ler, reler e corrigir seus próprios textos.
• Prover ao aluno conhecimento de seu próprio corpo e da sua expressão durante a comunicação oral formal (postura, gestos, pronúncia, etc.)

METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS

Consoante com o Projeto Político Pedagógico da Escola José Mamede de Aquino, a metodologia que servirá como base para as atividades a serem desenvolvidas será a sócio-interacionista, ou crítica dos conteúdos, que vê o aluno como membro ativo de uma sociedade e sua necessidade de crescimento enquanto cidadão crítico e participativo. A interdiciplinaridade, a diversidade, os temas transversais e a prática de projetos também estarão presentes durante a elaboração das estratégias de ensino/aprendizagem.
Como detalhamos em nosso cronograma, o Projeto MedeNews será realizado por etapas, que vão desde o contato com a mídia até as gravações e edições de áudio e vídeo. Por isso optou-se por um cronograma de realização longo, para não comprometer os desempenho das outras atividades escolares. Em suma, Projeto MedeNews será desenvolvido bimestralmente, contendo notícias de eventos e fatos relacionados a comunidade e a escola.
Trabalhar com um telejornal, não é papel único das professoras de Língua Portuguesa ou professora da Sala de Tecnologia, todas as disciplinas poderão participar das atividades. O ideal é que cada professor selecione dentro de sua área possíveis notícias que alimentarão a programação.
Sugestões de temas para serem abordados no jornal:
1. Divulgação de eventos na escola - exposição das atividades, campeonatos, apresentações realizadas no decorrer do ano, etc.
2. Agenda Cultural: Filmes em cartaz, sugestão de livros
3. Economia doméstica: preços ao consumidor
4. Trânsito no bairro
5. Notícias do esporte
6. Alimentação saudável: dicas de receitas e alimentação
7. Prevenção de doenças
8. Previsão do tempo
9. Teleaula de hoje... (Como calcular m², o uso dos porquês, de onde vem a água, etc. )
São estas algumas sugestões de temas que poderão ser apresentados no jornal, também usaremos como “fonte alimentadora” de notícias as atividades realizadas para a Feira Cultura: Projeto Minha Terra. Outros temas poderão se acrescentar a estes, de acordo com a criatividade do professor e os fatos ocorridos no bimestre.

RECURSOS

Humanos:
Todas as disciplinas poderão participar do Projeto MedeNews: Telejornal da Escola José Mamede, logo todos os professores poderão incluir na programação os mais diversos temas e reportagens, bem como dicas, teleaula, notícias de campeonatos, passeios, palestras, feiras, etc.
Materiais:
- permanente:
computadores
impressora
máquina fotográfica digital
filmadora digital
microfone compatível com filmadora
pen-driver (mim. 4 gigas)
televisão
aparelho de DVD
- consumo:
tonner para impressão
papel sulfite A4
CD e CDV para gravação
- material de multimídia:
processador de textos Word
processador de tabelas e gráficos Excel
Windows Movie Maker
efeitos e trilhas sonoras download via Internet (youtube)

AVALIAÇÃO

Para que a avaliação seja satisfatória e seguindo as sugestões do Referencial Curricular, sugerimos que a avaliação se realize em suas quatros esferas:
avaliação diagnóstica – em geral, é inicial e tem por objetivo averiguar os conhecimentos que os alunos já possuem adquirido nas etapas anteriores do processo de ensino/aprendizagem;
avaliação formativa – no recorrer do processo de ensino, para que o professor visando conhecer informações para um possível replanejamento, se necessário;
avaliação somativa – ao final do processo e tem como objetivo identificar o conhecimento assimilado pelos alunos, se satisfatório;
auto-avaliação – estimulando a auto-análise e auto-crítica tanto de alunos como de professores.

CRONOGRAMA

1. Contato com meios de comunicação: jornal escrito, jornal falado (rádio), jornal televisionado (televisão)
2. Análise e elaboração de textos (roteiro) de mensagens para a mídia – roteiro com possíveis textos para apresentação no telejornal
3. Ensaios dos textos selecionados para apresentação
4. Gravação do telejornal
5. Edição do telejornal
6. Divulgação (na escola, na internet)

REFERÊNCIAS

Educarede: Telejornal digital: o aluno como produtor de informação. Disponível em http://educarede.info/poie/livro/impressao/telejornal_digital.pdf, acessado em 19.03.2009
INFORMEDE: O USO DAS TÉCNOLOGIAS. Escola José Mamede de Aquino, Campo Grade – MS, 2009.
MATO GROSSO DO SUL. Referencial Curricular da Educação Básica para o Ensino Médio. Secretaria de Estado de Educação, MS, 2008.
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Estadual José Mamede de Aquino. Campo Grande – MS, 2009.
SILVA, Marcos José Pereira da. Como elaborar um projeto. Revista Carta na Escola (on-line). Disponível em http://www.cartanaescola.com.br/sustentabilidade/cadernos/como-elaborar-um-projeto, acessado em 21.08.2008

Outras referências:
Projeto imprensa: Jornal na Escola, Campinas – SP. Disponível em http://www.campinas.sp.gov.br/educacao/depto_pedagogico/projetos/lemae_imprensa/, acessado em 19.03.2009
Portal Gens. Disponível em http://www.portalgens.com.br/, acessado em 31.03.2009
Blog Educarede – Telejornal Digital: http://educasempre.blogspot.com/2008/03/telejornal-digital.html
4ª Mostra de Rádio e Vídeo-Escola de Sorocaba / 2005 - http://www.portalgens.com.br/video-escola/um.htm

Outros links interessantes:
RMT online http://rmtonline.globo.com/videos.asp?em=3
Campo Grande News http://www.campogrande.com/
Portal MS http://www.portalms.com.br/campogrande/
Folha online http://www.folha.uol.com.br/

___

Acesse nossa versão em .pdf

Telejornal Digital Mamede News

Olá turma!

O ano está acabando, mas nem por isso deixamos de dividir com vocês nossos bons momentos... Nesta postagem vamos conferir a primeira edição do Mamede News, o telejornal digital da Escola José Mamede.
Organizado pela professora Diana Pilatti e com o auxílio de vários professores (Ivanir Araujo, José Coelho, Marinês Pitaluga, Lúcia Satiko, entre outros), alunos de 7º ao 9º ano fizeram entrevistas e reportagens para compor o jornal.
Confira o trabalho da turma e comente ;)






Leia o projeto na íntegra clicando aqui.
...

13 frases em inglês de gírias a termos formais > by English Experts




Trazemos hoje, treze frases usuais da Língua Inglesa que trazem de tudo um pouco, de gírias a termos formais.
Estas dicas fora colhidas no site English Experts.
Go for it!

1. Depois de velho: In your old age (informal)
Ex: Are you getting paranoid in your old age? (Está ficando paranóico depois de velho?)

2. Chutar (tentar acertar): Guess
Ex: I didn’t know the answers, so I just guessed. (Eu não sabia as respostas então chutei.)

3. End-of-year: De final de ano
Ex: Looking forward to the end-of-year celebrations. (Com boas expectativas para as comemorações de final de ano.)

4. Dar carrinho (futebol): Slide-tackle
Ex: David slide-tackled Adriano. (O David deu um carrinho no Adriano.)

5. Depor: Testify
Ex: He’s going to testify for her. (Ele vai depor para ela.)
Ex: The woman had to testify against him. (A mulher teve que depor contra ele.)

6. (Mais) esperado (filme,jogo,etc): (Most) anticipated
Ex: The most anticipated movies of 2010. (Os filmes mais esperados de 2010.)

7. Recaída: Relapse
Ex: She had a relapse and called him. (Ela teve uma recaída e ligou para ele.)

8. A prazo: On credit
Ex: They sell to me on credit. (Eles vendem para mim a prazo.)
Ex: Did you buy it on credit? (Você comprou isto a prazo?)

9. Nos mínimos detalhes: Down to the smallest detail
Ex: Plan things down to the smallest detail. (Planejar as coisas nos mínimos detalhes.)

10. Ter vergonha: Be shy (timidez) / embarrassed (constrangimento)
Ex: I’m shy dancing. (Eu tenho vergonha de dançar.)
Ex: I’m embarrassed talking about it. (Eu tenho vergonha de falar sobre isto.)

11. Dar certo, combinar(pessoas): Get along
Ex: He gets along well with his mother-in-law. (Ele dá certo com a sogra.)

12. Roubar, favorecer (juiz de futebol): Be biased towards
Ex: The referee was biased towards the home team. (O juiz favoreceu o time da casa.)

13. Ter sorte:Be lucky
Ex: He’s lucky to be alive. (Ele tem sorte de estar vivo.)
Ex: You were lucky to get the job. (Você teve sorte de conseguir o emprego.)



* Fonte: English Experts: 13 frases em inglês de gírias a termos formais.
* Imagem apeccourse
Copyright 2009 BlogMede. All rights reserved.
Free WPThemes presented by Leather luggage, Las Vegas Travel coded by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy