PROJETO MAMEDE NEWS
O Telejornal Digital da Escola José Mamede
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual José Mamede de Aquino
Endereço: Rua Heitor Vieira de Almeida, nº 287, Jardim Aeroporto, Campo Grande, MS – CEP 79.106-053
Telefone: (67) 3314 7058 – Fax: (67) 3314 4066
Equipe:
Professora Diana Pilatti Onofre, STE - responsável edição do telejornal
Professora Ivone Chiquetti
Professora Ivanir Araújo
População alvo: Comunidade escolar José Mamede de Aquino e demais pessoas interessadas em comunicação, educação e tecnologia.
Período de realização: 3º e 4º bimestres / 2009
JUSTIFICATIVA
A informática educativa possibilita diversos caminhos para que o professor realize suas aulas de forma diferente e criativa. O trabalho com o telejornal digital é um dos diversos recursos disponíveis ao professor, envolvendo a pesquisa, a produção/criação e a tecnologia.
Os novos recursos adquiridos com os meios de comunicação, sejam eles digitais, impressos ou audiovisuais, trazem novas formas de ler o mundo, de percebê-lo e descrevê-lo, logo nos trazem novas formas de pensar sobre este mundo.
A partir desta idéia, surge a necessidade de o trabalho com o telejornal na escola, possibilitando ao aluno o contado com múltiplas linguagens, a criação de diversas formas de expressão: escrita, oral e corporal e proporcionando possibilidades reais de leitura e escrita, através da observação do mundo a sua volta.
OBJETIVOS
Geral:
• Prover o aluno de conhecimentos teóricos e práticos no que tange o uso e criação de informação, através da ação interdisciplinar de todos os componentes curriculares, de forma tal que o aluno tenha condições de observar, levantar hipóteses e solucionar problemas pertinentes ao tema, contribuindo para a formação do aluno enquanto cidadão atuante na comunidade onde está inserido.
Específicos:
• Trabalhar as leituras das mídias e suas múltiplas linguagens, relacionando texto, som, imagem e tecnologia: o telejornal digital;
• Proporcionar ao aluno uma oportunidade de observar, relacionar e tecer críticas quanto aos temas propostos em sala de aula, bem como seus problemas do dia-a-dia;
• Prover o intercâmbio de idéias entre os alunos da Escola José Mamede de Aquino de comunidade, utilizando os recursos de multimídia disponíveis;
• Exercer o valor social da escrita;
• Vivenciar produção de informação;
• Usar com autonomia os recursos tecnológicos disponíveis, como o processador de texto, planilhas e vídeos;
• Ampliar seus conhecimento e reflexões sobre as informações e meios de comunicação;
• Valorizar e incentivar as produções artísticas dos alunos, sejam elas textuais, orais ou pictóricas por meio da divulgação no telejornal;
• Debater assuntos de comum interesse entre a comunidade e a escola, dando oportunidade para os alunos expressarem suas opiniões, defender suas idéias e elaborar propostas criativas e alternativas para solucionar os problemas da comunidade;
• Criar um ambiente de ensino/aprendizagem no qual o aluno possa criar, pesquisar e problematizar, construir hipótese e soluções para problemas propostos, bem como novas formas de representação mental;
• Incentivar o hábito de ler, reler e corrigir seus próprios textos.
• Prover ao aluno conhecimento de seu próprio corpo e da sua expressão durante a comunicação oral formal (postura, gestos, pronúncia, etc.)
METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS
Consoante com o Projeto Político Pedagógico da Escola José Mamede de Aquino, a metodologia que servirá como base para as atividades a serem desenvolvidas será a sócio-interacionista, ou crítica dos conteúdos, que vê o aluno como membro ativo de uma sociedade e sua necessidade de crescimento enquanto cidadão crítico e participativo. A interdiciplinaridade, a diversidade, os temas transversais e a prática de projetos também estarão presentes durante a elaboração das estratégias de ensino/aprendizagem.
Como detalhamos em nosso cronograma, o Projeto MedeNews será realizado por etapas, que vão desde o contato com a mídia até as gravações e edições de áudio e vídeo. Por isso optou-se por um cronograma de realização longo, para não comprometer os desempenho das outras atividades escolares. Em suma, Projeto MedeNews será desenvolvido bimestralmente, contendo notícias de eventos e fatos relacionados a comunidade e a escola.
Trabalhar com um telejornal, não é papel único das professoras de Língua Portuguesa ou professora da Sala de Tecnologia, todas as disciplinas poderão participar das atividades. O ideal é que cada professor selecione dentro de sua área possíveis notícias que alimentarão a programação.
Sugestões de temas para serem abordados no jornal:
1. Divulgação de eventos na escola - exposição das atividades, campeonatos, apresentações realizadas no decorrer do ano, etc.
2. Agenda Cultural: Filmes em cartaz, sugestão de livros
3. Economia doméstica: preços ao consumidor
4. Trânsito no bairro
5. Notícias do esporte
6. Alimentação saudável: dicas de receitas e alimentação
7. Prevenção de doenças
8. Previsão do tempo
9. Teleaula de hoje... (Como calcular m², o uso dos porquês, de onde vem a água, etc. )
São estas algumas sugestões de temas que poderão ser apresentados no jornal, também usaremos como “fonte alimentadora” de notícias as atividades realizadas para a Feira Cultura: Projeto Minha Terra. Outros temas poderão se acrescentar a estes, de acordo com a criatividade do professor e os fatos ocorridos no bimestre.
RECURSOS
Humanos:
Todas as disciplinas poderão participar do Projeto MedeNews: Telejornal da Escola José Mamede, logo todos os professores poderão incluir na programação os mais diversos temas e reportagens, bem como dicas, teleaula, notícias de campeonatos, passeios, palestras, feiras, etc.
Materiais:
- permanente:
computadores
impressora
máquina fotográfica digital
filmadora digital
microfone compatível com filmadora
pen-driver (mim. 4 gigas)
televisão
aparelho de DVD
- consumo:
tonner para impressão
papel sulfite A4
CD e CDV para gravação
- material de multimídia:
processador de textos Word
processador de tabelas e gráficos Excel
Windows Movie Maker
efeitos e trilhas sonoras download via Internet (youtube)
AVALIAÇÃO
Para que a avaliação seja satisfatória e seguindo as sugestões do Referencial Curricular, sugerimos que a avaliação se realize em suas quatros esferas:
avaliação diagnóstica – em geral, é inicial e tem por objetivo averiguar os conhecimentos que os alunos já possuem adquirido nas etapas anteriores do processo de ensino/aprendizagem;
avaliação formativa – no recorrer do processo de ensino, para que o professor visando conhecer informações para um possível replanejamento, se necessário;
avaliação somativa – ao final do processo e tem como objetivo identificar o conhecimento assimilado pelos alunos, se satisfatório;
auto-avaliação – estimulando a auto-análise e auto-crítica tanto de alunos como de professores.
CRONOGRAMA
1. Contato com meios de comunicação: jornal escrito, jornal falado (rádio), jornal televisionado (televisão)
2. Análise e elaboração de textos (roteiro) de mensagens para a mídia – roteiro com possíveis textos para apresentação no telejornal
3. Ensaios dos textos selecionados para apresentação
4. Gravação do telejornal
5. Edição do telejornal
6. Divulgação (na escola, na internet)
REFERÊNCIAS
Educarede: Telejornal digital: o aluno como produtor de informação. Disponível em http://educarede.info/poie/livro/impressao/telejornal_digital.pdf, acessado em 19.03.2009
INFORMEDE: O USO DAS TÉCNOLOGIAS. Escola José Mamede de Aquino, Campo Grade – MS, 2009.
MATO GROSSO DO SUL. Referencial Curricular da Educação Básica para o Ensino Médio. Secretaria de Estado de Educação, MS, 2008.
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Estadual José Mamede de Aquino. Campo Grande – MS, 2009.
SILVA, Marcos José Pereira da. Como elaborar um projeto. Revista Carta na Escola (on-line). Disponível em http://www.cartanaescola.com.br/sustentabilidade/cadernos/como-elaborar-um-projeto, acessado em 21.08.2008
Outras referências:
Projeto imprensa: Jornal na Escola, Campinas – SP. Disponível em http://www.campinas.sp.gov.br/educacao/depto_pedagogico/projetos/lemae_imprensa/, acessado em 19.03.2009
Portal Gens. Disponível em http://www.portalgens.com.br/, acessado em 31.03.2009
Blog Educarede – Telejornal Digital: http://educasempre.blogspot.com/2008/03/telejornal-digital.html
4ª Mostra de Rádio e Vídeo-Escola de Sorocaba / 2005 - http://www.portalgens.com.br/video-escola/um.htm
Outros links interessantes:
RMT online http://rmtonline.globo.com/videos.asp?em=3
Campo Grande News http://www.campogrande.com/
Portal MS http://www.portalms.com.br/campogrande/
Folha online http://www.folha.uol.com.br/
___
Acesse nossa versão em .pdf
Feira do Conhecimento - Período Vespertino
-
Apresentação da música: Meu Mato Grosso do Sul, com as estudantes do 5º ano
Vespertino
Há 7 anos
0 comentários:
Postar um comentário