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Campanha Livro Didático 2009 - MEC





21 dicas para conservar seus livros e sua biblioteca

1. Grandes quantidades de livros são pesadas. Dê atenção a espessura das prateleiras.
2. O livro deve ser constantemente manuseado. O virar das páginas oxigena o material, impede a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças.
3. Folheie rapidamente, mas cuidadosamente, o livro sempre que for colocá-lo de volta na prateleira. Isso vai arejá-lo.
4. Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos, pois isto impede a respiração adequada do papel.
5. Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. Essa aparente proteção contra a poeira causa, na realidade, mais dano do que benefício ao volume em médio e curto prazo. O papel tipo pardo, de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo (migração ácida).
6. Faça uma vistoria anual. Retire todos os livros, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.
7. Deixe sempre um espaço entre estantes e parede. A parede pode transmitir umidade aos livros. E, com a umidade, surgem os fungos.
8. Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas.
9. Estantes de metal são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros.
10. Não use clipes como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.
11. Em estantes de madeira, pense em revestir as prateleiras com vidro. Não use tintas a base de óleo.
12. Bibliotecas devem ser freqüentadas. Nem pense em porões. Baixa freqüência de pessoas aumenta a insidência de insetos. Considere um tratamento anual contra traças.
13. Não guarde livros inclinados. Aparadores podem mantê-los retos.
14. Encadernações de papel e tecido não devem ser guardadas em contato direto com as de couro.
15. Na prateleira, os livros devem ficar folgados. Sendo fáceis de serem retirados, duram mais. Comprimidos nas prateleiras, induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e fatalmente leva ao dano da encadernação. Livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins.
16. Quando tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada.
17. A melhor posição para um livro é vertical. Livros maiores devem ter prateleiras que permitam isso. Em último caso deixe-os horizontalmente, tomando-se o cuidado de não sobrepor mais de 3 volumes.
18. Luz do sol direta nem pensar. O sol desbota e entorta as capas.
19. Se for um livro antigo ou de algum outro valor ou de maior sensibilidade, lave as mãos antes de folheá-lo, já que mãos engorduradas contribuem para a aceleração da decomposição do papel. Evite umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas do livro.
20. Ao ler um livro, evite abri-lo totalmente, como por exemplo, em cima de uma mesa. Isto pode comprometer a estrutura de sua encardenação.
21. Não utilizar fitas adesivas tipo durex e fitas crepes, cola branca (PVA) para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis onde aplicado.



Fonte: Livros e Afins
Veja também: Campanha do Livro Didático 2009 - MEC

Projeto BlogMede




PROJETO BLOGMEDE

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Escola Estadual José Mamede de Aquino

Endereço: Rua Heitor Vieira de Almeida, nº 287, Jardim Aeroporto, Campo Grande, MS – CEP 79.106-053

Telefone: (67) 3314 7058 – Fax: (67) 3314 4066

Equipe técnica de elaboração:
Professora Diana Pilatti Onofre, STE - responsável pela administração do blog
Professores que já contribuem:
Professor José Coelho, Educação Física
Professora Ivone Chiquetti , Língua Portuguesa
É importante destacar aqui que todos os professores podem participar, criando aulas e atividades, divulgado matérias, eventos, etc.

População alvo: Comunidade escolar José Mamede de Aquino e demais pessoas interessadas em educação e tecnologia.

Período de realização: Projeto permanente - Início em agosto de 2008

INTRODUÇÃO:

A informática educativa possibilita diversos caminhos para que o professor realize suas aulas de forma diferente e criativa. Dos diversos recursos disponíveis (vídeos, slides, áudios, teleaulas, etc.) o weblog oferece diversas possibilidades de desenvolvimento. Pensando nisso a Escola José Mamede de Aquino iniciou o Projeto BlogMede, destinado a à interação, criação, desenvolvimento e divulgação das atividades realizadas na escola.
O weblog ou somente blog, como é conhecido aqui no Brasil, é uma página na internet, com características especiais que o difere de outras páginas, sua estrutura permite atualização rápida através do acréscimo de artigos ou posts, organizadas em ordem cronológica inversa, também permite o hiperlink com outros blogs e sites, áudios e vídeos; através do campo “comentários” o blog permite a participação do leitor diante do tema proposto.

JUSTIFICATIVA:

Os novos recursos adquiridos com os meios digitais, como a multimídia e a internet, trazem novas formas de ler o mundo, de percebê-lo e descrevê-lo, logo nos trazem novas formas de pensar. Assim sendo, as tecnologias não podem ser encaradas como meras ferramentas de uso, mas como um veículo de interação e socialização, de aprendizagem e de transmissão de conhecimentos.
A partir desta idéia, surge a necessidade do trabalho com o weblog, como ferramenta de interação virtual entre o aluno e o conhecimento, a troca de saberes e experiências entre os alunos, bem como a divulgação dos eventos escolares.

OBJETIVOS:

Geral:
· Prover o aluno de conhecimentos teóricos e práticos no que tange ao uso do weblog, enquanto ferramenta de inter-comunicação, através da ação interdisciplinar de todos os componentes curriculares, de forma tal que o aluno tenha condições de observar, levantar hipóteses e solucionar problemas pertinentes ao tema, exercendo assim sua função de cidadão atuante na comunidade onde está inserido.

Específicos:
· Democratizar o acesso aos meios de comunicação modernos, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos, sociais e afetivos;
· Criar um ambiente de ensino/aprendizagem no qual o aluno possa criar, pesquisar e problematizar, construir hipótese e soluções para problemas propostos, bem como novas formas de representação mental;
· Prover o intercambio de idéias entre os alunos da Escola José Mamede de Aquino de comunidade, utilizando os recursos de multimídia disponíveis no Blog;
· Exercer o valor social da escrita;
· Valorizar e incentivar as produções artísticas dos alunos, sejam elas textuais, orais ou pictóricas por meio da publicação e interação com a post;
· Debater assuntos de comum interesse entre a comunidade e a escola, dando oportunidade para os alunos expressarem suas opiniões, defender suas idéias e elaborar propostas criativas e alternativas para solucionar os problemas da comunidade;
· Utilizar a internet como fonte de crescimento, conhecimento, comunicação e colaboração.

METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS

A metodologia adotada para o desenvolvimento deste projeto será consoante com a metodologia adotada pelo professor regente. Assim, seguindo as orientações do Projeto Político Pedagógico da Escola José Mamede de Aquino, bem como o Projeto da Sala de Tecnologia Educacional: Informede, a metodologia que servirá como base para as atividades a serem desenvolvidas será a sócio-interacionista, ou crítica dos conteúdos, que vê o aluno como membro ativo de uma sociedade e sua necessidade de crescimento enquanto cidadão crítico e participativo. A interdiciplinaridade, a diversidade, os temas transversais e a prática de projetos também estarão presentes durante a elaboração das estratégias de ensino-aprendizagem.

RECURSOS:

Humanos:
Todas as disciplinas poderão participar do projeto BlogMede, logo todos os professores poderão incluir no blog os mais diversos temas e trabalhos realizados em classe, bem como atividades extra-classe, campeonatos, passeios, palestras, feiras, etc.
Materiais:
- permanente:
computadores
impressora
máquina fotográfica digital
filmadora digital
pen-driver (mim. 4 gigas)
- consumo:
tonner para impressão
papel sulfite A4
CD e CDV para gravação

AVALIAÇÃO

Para que a avaliação seja satisfatória e seguindo as sugestões do Referencial Curricular, sugerimos que a avaliação se realize em suas quatros esferas:
avaliação diagnóstica – em geral, é inicial e tem por objetivo averiguar os conhecimentos que os alunos já possuem adquirido nas etapas anteriores do processo de ensino/aprendizagem;
avaliação formativa – no recorrer do processo de ensino, para que o professor visando conhecer informações para um possível replanejamento, se necessário;
avaliação somativa – ao final do processo e tem como objetivo identificar o conhecimento assimilado pelos alunos, se satisfatório;
auto-avaliação – estimulando a auto-análise e auto-crítica tanto de alunos como de professores.

CRONOGRAMA

Ao elaborar nosso projeto, optamos por não elaborarmos um cronograma rigoroso para o desenvolvimento das atividades, uma vez que as publicações no blog são reflexos das atividades desenvolvidas com os alunos no decorrer do ano, logo acompanharão o cronograma dos projetos pedagógicos, bem como dos planejamentos dos professores regentes.



BIBLIOGRAFIA

Citada:
INFORMEDE: O USO DAS TÉCNOLOGIAS. Escola José Mamede de Aquino, Campo Grade – MS, 2009.
MATO GROSSO DO SUL. Referencial Curricular da Educação Básica para o Ensino Médio. Secretaria de Estado de Educação, MS, 2008.
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Estadual José Mamede de Aquino. Campo Grande – MS, 2009.
Consultada:
FERREIRA, Margarida Elisa Ehrhardt. Utilização de Blogs em sala de aula. Artigo disponível em http://www.webartigos.com/articles/2017/1/a-utilizaccedilatildeo-do-blog-na-educaccedilatildeo/pagina1.html, acessado em 07.09.2008
GENTILE, Paola. Blog: diário (da aprendizagem) na rede. Revista Nova Escola, edição 173, 06/2004. disponível em http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/blog-diario-423586.shtml, acessado em 30.03.2009
GUTIERRE, Priscilla Brossi. Blogs na sala de aula: Cresce o uso pedagógico da ferramenta de publicação de textos na Internet. Revista Educarede, disponível em http://www.educarede.org.br/educa/revista_educarede/especiais.cfm?id_especial=221, acessado em 29.03.2009
SLEIMAN, Cristina. Blog em sala de aula. Blog Educação Digital, disponível em http://educacao-digital.blogspot.com/2006/07/blog-em-sala-de-aula.html, acessado em 29.03.2009
STAA, Betina Von. Sete motivos para um professor criar um blog. Artigo disponível em http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636, acessado em 07.09.2008

Outros links interessantes:
Blog: conceito e história:
Wikipédia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog
Blogger - http://blogger.globo.com/br/about.jsp
Interney - http://www.interney.net/blogfaq.php?p=6490966

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