RSS

Intertextualidade - Poema de sete faces





Intertextualidade

O objetivo dessa aula é fazer com que o aluno perceba que os textos dialogam entre si. Após leitura e interpretação dos três excertos, cada aluno produziu seu próprio “Poema de sete faces”, criando seu anjo e sua “profecia” ao nascimento do eu-lírico.

Vamos aos excertos:

Poema de sete faces

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. [...]

Carlos Drummond


Até o Fim

Quando nasci veio um anjo safado
O chato dum querubim
E decretou que eu tava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim [...]

Chico Buarque


Com licença poética

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada. [...]

Adélia Prado






* Veja os textos na íntegra
Poema de sete faces
Até o Fim
Com licença poética


* Imagens:
Anjo Escarlete
Vortex

* Atividade desenvolvida no dia 02.09.2008




::Produções dos alunos::


Sou feliz

Quando eu nasci, um anjo inteligente
Desses que vivem alegras, anunciou:
Hoje nasceu Rosely
Que será muito feliz,
E terá uma família maravilhosa,
E ajudará muitas pessoas.

Rosely Miranda






Quando nasci um anjo veio e me disse:
Você vai ser um trabalhador
Passará dificuldades, mas
Vai ser feliz
Vai ter uma família
Que mais te amar muito
Vai ter saúde e muitos amigos.

Ivair






Um anjo me disse

Quando nasci, um anjo chegou a mim e disse:
Olha. Vai! Estou abrindo a porta do paraíso,
Siga em frente e viva a vida da forma certa,
Não fazendo mal a ninguém,
Mas sim o bem
Para quem necessita
E traga muito orgulho para seus familiares.

Heitor de Deus






Quando nasci, um anjo do Senhor Jesus
me disse que eu teria lutas na minha caminhada,
mas que eu venceria todos,
e teria uma vitória a cada dia.

Joyce Sohana


1 comentários:

Anônimo disse...

Nossa ... Adorei os Poemas ! Me ajudou muito em um trabalho na escola 1 Muito Obrigada MESMO ! Eu entrei em vários sites antes de entrar nesse ! Mas esse foi o MELHOR dos MELHORES ! Parabénss ! Adorei ! Tem tudo o que um jovem precisa para um bom trabalho na escola ...

Muitoo Agradecida !

Marcela !

Copyright 2009 BlogMede. All rights reserved.
Free WPThemes presented by Leather luggage, Las Vegas Travel coded by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy