O Projeto Encanto das Lendas vem com roupagem nova neste ano de 2010. Ainda não vamos postar todos nossos textos ou fotos das atividades/apresentações, mesmo porque elas só vão acontecer pra valer no próxim semestre em nossa Feira Cultura anual, mas só pra vocês ficarem com "água na boca" vamos mostrar para vocês a a releitura do aluno Johnny.
A turminha da profe Chiquetti está mesmo animada ;)
[Clique na imagem para ampliar]
Veja as atividades do Proejto Encanto das Lendas 2009 clicando aqui.
Ainda trabalhando com o texto "A Pesca" de Affonso Romano de Sant'Anna, nossos alunos produziram várias releituras, buscando preservar a estrutura do poema (formado, em grande parte, por artigos e substantivos), mas colocando novos temas no papel.
Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro
Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem o objetivo de contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada foi fundamentada na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência das três edições do Programa Escrevendo o Futuro que, de 2002 a 2007, desenvolveu ações de formação continuada para professores do 5º e 6º anos (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental da rede pública, a fim de orientar a produção de textos dos alunos.
Em 2008, o Escrevendo o Futuro se tornou a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, e em 2010, poderão participar do programa professores e alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
A seleção do tema da Olimpíada busca valorizar a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade. Assim, o tema “O lugar onde vivo”, se repete este ano de 2010.
Em 2010, a Coleção da Olimpíada foi enviada para todas as escolas públicas do Brasil. Coleção é composta por cadernos de orientação ao professor, que propõem uma sequência didática para o ensino da leitura e produção de texto, coletânea de textos e CD-Rom multimídia para quatro diferentes gêneros textuais (poema, memórias, artigo de opinião e crônica).
Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita.
Podem participar
Professores da rede pública que estiverem lecionando em 2010 e seus alunos dos:
5º, 6º, 7°, 8º e 9º anos (4ª, 5ª, 6ª, 7º e 8ª séries) do Ensino Fundamental e nas classes de aceleração equivalentes e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.
Hoje posto para vocês o poema que serviu de inspiração para uma das produções poéticas já postadas aqui no nosso cantinho virtual. O poema "Identidade" de Pedro Bandeira.
Abraços e até a proxima ;)
Identidade
Às vezes nem eu mesmo
Sei quem sou.
Às vezes sou
“o meu queridinho”.
Às vezes sou malcriado.
Para mim
Tem vezes que eu sou rei,
Herói voador,
Caubói lutador,
Jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
Sou mosca também,
Que voa e se esconde
De medo e vergonha.
Às vezes eu sou o Hércules,
Sansão vencedor
Peito de aço
Goleador.
Mas que importa
O que pensam de mim?
Eu sou eu,
Sou assim,
Sou menino.
Pedro Bandeira
Clique e confira as releituras de nossos alunos. Identidade