Meus Oito Anos - Gênero Biográfico
Conteúdos curriculares: Leitura, expressão oral (declamação de texto poético)
Objetivos:
Identificar os dados necessários para compor o gênero biografia..
Reconhecer a importância do poeta Casimiro de Abreu- o poeta da saudade- na poesia .
Ler, encenar e declamar um poema Casimiro de Abreu.
Público a ser envolvido:
# alunos do 7º ano;
# professora de Língua Portuguesa;
# professora da sala de tecnologia (informática).
Mídias a serem utilizadas: Enciclopédia, máquina fotográfica e internet.
Atores e papéis que deverão desempenhar:
# Professora de Língua Portuguesa (incentivadora e orientadora da pesquisa e apresentação) ;
# alunos (pesquisadores e realizadores dos trabalhos de produção e apresentação)
# professora de informática (divulgadora das atividades no blog da escola).
Dinâmica da atividade:
# 1ª _ Recapitular as características do gênero autobiográfico trabalhado no 1º semestre.
# 2 ª etapa – Pesquisar na Enciclopédia Barsa e outros materiais impressos a biografia de Casimiro de Abreu e apresentar em forma de trabalho escrito.
# 3ª etapa – Sortear uma aluno para ler a biografia em sala.
# 4 ª etapa – Coletivamente, solicitar aos alunos que identifiquem as características do gênero biográfico.
# 5ª etapa _ Escolher um aluno ou aluna para declamar o poema “ Meus Oito Anos .”
# 6ª _ Filmar, editar e divulgar o vídeo no blog da escola.
Período de realização 03/ 11 a 05 /11- 06 aulas.
Critérios de avaliação da atividade: A avaliação dar-se-á durante todo o processo do desenvolvimento do trabalho, observando o interesse individual de cada aluno. As questões que serão avaliadas são: a parte escrita (apresentação da pesquisa), o reconhecimento das características do gênero em questão e a expressividade da oralidade na declamação do poema..
Referências do material pesquisado
# Enciclopédia Barsa, volume 1, página 19
# www.paralerepensar.com.br/cassimiro.htm
MEUS OITO ANOS
CASIMIRO DE ABREU
Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
Como são belos os dias
Do despontar da existência!
- Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é - lago sereno,
O céu - um manto azulado,
O mundo - um sonho dourado,
A vida - um hino d'amor!
Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d'estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!
Oh! dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!
Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberta o peito,
- Pés descalços, braços nus
- Correndo pelas campinas
À roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!
Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
Homenagem ao Dia dos Professores
Hoje temos várias atualizações para postar no nosso blog. Vou começar pelas mais antigas, do dia 15 de outubro, dia dos professores.
Nesta data, o aluno Luís Felipe, do 7º ano B, sob a orientação da professora Ivone Chiquetti (Língua Portuguesa), recitou um poema para homenagear todos os professores da Escola José Mamede.
Ele estava nervoso, mas a apresentação ficou uma gracinha ;)
Chapeuzinho visita o Vovô
Já está disponível o vídeo da peça teatral "Chapeuzinho Visita o Vovô", encenada pelos alunos do 7º ano B, sob a orientação da profe Ivone Chiquetti.
Abraços ;)
Chapeuzinho visita o Vovô
É com muito prazer que vou dividir com vocês o texto da peça de teatro encenada pelos alunos do 7º ano B "Chapeuzinho visita o vovô". A peça é uma divertida paródia da clássica história "Chapeuzinho Vermelho", foi escrita pela professora Ivone Chiquetti e encenada na semana passada em comemoração ao dia das crianças.
Ah! Em breve postaremos o vídeo da encenação e as fotos também! Aguardem!
Abraços
Profe Diana
>>
Chapeuzinho visita o Vovô
Autora: Profª Ivone Chiquetti
Cena 1
Mamãe: Chapeuzinho, leve essa buchada de bode pro seu vovô lá na floresta. Mas vê se não conversa com estranhos e vá pelo caminho mais curto.
Chapeuzinho: Mas mamãe, eu não tenho que levar é que levar bolinho pro vovô?
Mamãe: “Vai” logo, Chapeuzinho! Vê se “sai” da rotina, vamos mudar essa história.
Chapeuzinho: Tá bom! Hum! Ta cheirando pimenta bodinha essa buchada. Eca! Mas de bode...
Cena 2
Chapeuzinho cantando: Pela estrada a fora eu vou bem sozinha. Vou levar buchada d bode para o vovozinho...
(barulho)
Chapeuzinho: Nossa! Quem é?
Lobo: Sou eu, Chapeuzinho. O anjo da floresta.
Chapeuzinho: Anjo da floresta?
Lobo: Sim, linda menina!
Chapeuzinho: Ah! Você é o Chico Mendes? O protetor da Floresta Amazônica?
Lobo: Que Chico Mendes, sua desinformada! Esse aí os destruidores da floresta mataram faz muito tempo. E essa história aqui não foi escrita no Brasil.
Chapeuzinho: Calma, Seu Anjo! Vai pescar. Você ta muito nervoso.
Lobo: É que eu detesto burrice. Você tem que ler mais, menina!
Chapeuzinho: O que você quer? Sentiu o cheiro da buchada de bode que estou levando pro meu vovô?
Lobo: Pro seu vovô?
Chapeuzinho: É. Nunca viu um bode na sua vida? Aposto que já comeu vários.
Lobo: Queria comer uma véia, e vou ter que comer um véio?
Chapeuzinho: O que você disse?
Lobo: Desculpe, eu perguntei de onde você veio.
Chapeuzinho: Da minha casa. Vou levar essa buchada para meu vovô lá no final da floresta. Já não disse?
Lobo: No final da floresta?
Chapeuzinho: Sim.
Lobo: Então você está no caminho errado. Vai pela estrada do rio.
Chapeuzinho: Brigada, Seu Anjo. Tchau!
Cena 3
Lobo sai de trás de alguma coisa e, imitando a Chapeuzinho, diz:
Brigada, Seu Anjo. Tchau!
Porcaria! Eu não queria comer um veio, mas do jeito que to com fome...
Cena 4
Chapeuzinho na estrada: dizem que nessa história o tal Anjo é um Lobo, por isso eu vou por outro caminho, chego na frente dele e conto pro meu vovô que vau “Pá!” matar o lobo!
(Chega à casa do vovô)
Toc-toc-toc (batendo na madeira)
Vovô: Pode entrar! Não tem porta. Você bateu numa medeira!
Chapeuzinho: Vovô, come rápido sua buchada de bode e prepara que o lobo vem te comer.
Vovô: Certo, minha netinha. (come rápido) Agora se esconda debaixo da cama. Cuidado com o penico do vovô que ta aí!
Cena 5
Lobo: Toc-toc-toc
Vovô: Quem é?
Lobo fala baixinho e com voz de lobo: Sou eu seu velho fedorento!
depois diz alto e com voz fina: Sou eu, Chapeuzinho Vermelho, vovó, ou melhor, vovô.
Vovô: Pode entrar minha netinha. A porta está estragada!
Lobo fingindo ser a Chapeuzinho: Vovô, eu não trouxe bolinho pro senhor, porque minha mãe está com gripe suína e nem levanta da cama.
Vovô: Tá bem, minha netinha. O vovô tá de regime mesmo.
Lobo: Por que essa orelha tão grande?
Vovô: Para escutar sua vó roncar a noite toda, minha netinha.
Lobo: Onde está minha vó?
Vovô: Ela foi pro clube da terceira idade.
Lobo: E por que essas olhos tão grandes, vovô?
Vovô sorrindo: Pra olhar pro bumbum das popozudas, minha netinha.
Lobo: E pra que essa boca tão grande?
Vovô: Pra cumê buchada de bode, minha netinha.
(Vovô vai levantando um pedaço de pau por baixo do lençol)
Lobo: Vovô, e por que esse negócio tão grande?
Vovô: É pra te bater, seu vagabundo.
(Faz que bate e o lobo desmaia)
(Chapeuzinho sai de baixo da cama)
Vovô: Sou um véio esperto, minha netinha. Quase que a sua vó fica viúva.
Cena 6
(Ouvem risadas de bruxa e Chapeuzinho começa a tremer)
Vovô: Fica tranqüila, minha netinha, deve ser a bruxa esfomeada da história de João e Maria.
Bruxa (chega e assusta Chapeuzinho): Vocês viram por aí Joãozinho e Maria? Eles fugiram do meu forno.
Vovô: Não. E você está muito gordinha, devia fazer regime e parar de perseguir e comer crianças.
Cena 7
(Chega o caçador, Marcos)
Caçador: Cadê o lobo?
Vovô: Por que demorou tanto?
Caçador: Eu tive que ir ao IBAMA pegar uma autorização para matar lobo, hoje em dia não se pode matar nenhum animal sem licença.
Vovô: Ah bom... O lobo está desmaiado ali (apontando para o lobo no chão), por que eu dei uma cacetada nele.
Caçador: Então, o que eu vim fazer aqui?
Vovô: Você vai ser comigo pela bruxa para aprender a nunca mais chegar atrasado numa história e pode levar o lobo também.
(O lobo levanta e sai correndo e o caçador também)
Vovô e Chapeuzinho ficam rindo.
Projeto "Sem Higiene não há Saúde"
Projeto "Sem Higiene não há Saúde"
O Projeto “Sem Higiene não há Saúde” foi elaborado pelas professoras Glória Viane e Diana Pilatti, para a Classe Especial e Sala de Recursos.
Seu maior objetivo é mudar o comportamento das crianças, fazendo com que elas adquiram hábitos saudáveis, conscientizando-os que a boa saúde só se adquire com higiene.
Esta idéia partiu da necessidade de se solucionar um problema comum nas escolas: o piolho. Em uma conversa com a professora Diana, a professora Glória informou que faria um projeto sobre o piolho que era uma necessidade urgente. Pronto ajuda a colega, a professora Diana extrapolou o tema piolho e apresentou atividades referentes à higiene do corpo, das unhas, a questão do lixo e da importância de lavar as mãos.
Estes conteúdos foram elaborados e trabalhos não só na disciplina de Ciências, mas também em Língua Portuguesa (trabalhando a escrita e o texto oral) e Matemática (quatro operações relacionando-as às medidas e quantidades utilizadas no desenvolvimento de receitas e do banho).
O projeto foi escrito no final de setembro e executado na primeira quinzena de outubro de 2009.
Dentre as atividades trabalhadas, destacamos:
· Vídeo sobre a higiene, montado a partir de vídeos disponíveis no youtube
· Jogos de memória, cruzadinhas, pintura e cartazes referentes ao tema
· Apresentação do teatro sobre a higiene (parafraseando a história da Chapeuzinho Vermelho)
· Confecção de uma receita de xampu de ervas para o combate ao piolho
Os resultados deste projeto foram constatados na rotina da própria classe, no comportamento dos alunos e seus hábitos, em curto prazo, e em longo prazo o problema com o piolho foi amenizado.
Para baixar o projeto na íntegra clique aqui
Vídeos Youtube utilizados para compor o VCD vídeo/musical
Assista ao vídeo do nosso teatro no Youtube:
Vejas as fotos:






